Goodds

TIPOS DE SITES

TIPOS DE SITES

Com a necessidade das empresas marcarem presença no espaço virtual, surge um leque abrangente de tipos e opções de site para cada segmento de negócio. 

Assim, como escolher o melhor para sua marca? 

Deve-se analisar quais as melhores opções para a empresa e de que maneira o site vai ajudar o visitante quando ele acessar sua página. 

A concorrência no ambiente virtual, assim como no mundo real, não é fácil e por essa razão, cada vez mais as empresas precisam criar estratégias para se destacarem de maneira eficaz.

Destacamos os principais tipos de sites com uma breve aplicação para que você esteja apto a identificar qual o melhor para seu negócio. Por vezes, mais de um tipo é utilizado, como complemento um do outro

LOJA VIRTUAL / E-COMMERCE

Ao pensarmos em vendas online, logo pensamos nos e-commerces, ou lojas virtuais. Isso se dá ao fato do constante crescimento desse modelo, uma vez que a segurança nas transações online e a praticidade da compra foi evidenciada.

Através desses sites, o cliente tem a possibilidade de navegar pelos produtos e efetuar a compra de maneira autônoma e rápida, selecionando o método de pagamento que deseja bem como as formas de entrega. 

Ainda falando de lojas virtuais, há outras variações desse modelo: as lojas de orçamento e catálogos.

  • Lojas de orçamento: são aquelas cujos produtos não podem ser comprados diretamente do site, geralmente indicada para aqueles comércios que trabalham com personalizados, por exemplo, uma loja de camisetas personalizadas. O valor varia de acordo com as estampas tecido etc, assim sendo necessário uma cotação previamente analisada pelo vendedor antes de fechar negócio.
  • Catálogos: esse modelo vêm ganhando grande força por sua praticidade, onde o cliente consegue ver todos os produto sem muita burocracia. Atualmente algumas plataformas já permitem que o pedido seja integrado e enviado através de outras redes, como o WhatsApp.

Nós da Goodds desenvolvemos todos os tipos de e-commerce, entre em contato com nossos especialistas para mais informações =D

SITE INSTITUCIONAL

Esses sites tem como objetivo apresentar sobre a marca ou serviço, de maneira que evidencie os benefícios da marca, porém sem de fato finalizar uma venda.

É usado para expandir o alcance e trazer potenciais clientes. Seu design é simplificado e objetivo, mostrando ao cliente as informações necessárias, concernentes ao serviço que a empresa oferece sem uma ação efetiva.

BLOGS 

Os blogs estão entre os tipos mais populares de sites.

As razões do seu sucesso, são muitas, mas entre as principais, a facilidade de criação e manutenção, bem como a versatilidade em termos de conteúdo e para os visitantes, a riqueza de conteúdo e facilidade em consumi-lo.

Enxergada com grande potencial pelas corporações, os blogs permitem uma constância de publicações de conteúdo relevante que ajudam a educar os leads ao longo da jornada de compra, se tornando grandes aliados de inbound marketing.

SITE ONE PAGE

Como o próprio nome sugere, os sites de uma página, ou mini-sites, trazem uma visão mais simplista do site.

Bastante utilizado por pequenos negócios ou quando se quer enfatizar sobre um produto específico, o mini-site possui o conteúdo disposto em forma linear, permitindo uma leitura fluída e facilitada de encontrar rapidamente o que se procura.

As seções são subdivididas ao longo da página, assim, no seu início, se encontram os títulos das seções e ao serem selecionadas, a página se desloca suavemente até a dobra desejada, com as informações buscadas.

HOTSITES

Esses são sites esporádicos, feitos para um único objetivo intermitente e após sua conclusão, é tirado do ar.

Geralmente usado para anunciar o lançamento de um produto ou evento, por exemplo. 

Eles exigem ações mais ativas de Marketing Digital, para conseguir visibilidade, já que não se dispõe do tempo necessário para que o trabalho de SEO e Marketing de Conteúdo consigam conferir-lhe um bom posicionamento orgânico.

Embora ainda há quem opte por esse modelo de site, outra versão vem ganhando destaque, as landing pages.

LANDING PAGES

São as páginas de “aterrissagem”. Recebem esse nome por serem a página na qual o visitante chega através das ações de marketing.

Seu objetivo muito se assemelha ao dos hotsites, com um foco específico, porém seu design é mais parecido com um one page, ou seja, todas as informações estão na rolagem de uma única página.

Uma landing page, é um tipo apropriado para medir os resultados de uma ação de Marketing Digital, para a qualificação de leads e para educar sua audiência, dependendo do seu conteúdo, formatação e propósito.

PORTAIS

Com foco na disseminação de conteúdo específico para seus leitores, mas diferente dos blogs, os portais trazem também informações de outras fontes e sites.

Agregam conteúdo diverso e de valor, com o intuito de fazer o visitante retornar diariamente, são exemplos os sites de informações como notícias ou previsão do tempo.

Os tipos de site que existem, variam em função do formato, do conteúdo, do público ao qual se destinam e o propósito que têm. 

Com a compreensão de qual modelo melhor se encaixa no seu negócio, você consegue oferecer uma experiência intuitiva, agradável e dinâmica para seus visitantes, o que consequentemente agrega maior credibilidade à sua marca. Inclusive, é muito importante que todos eles sejam sites responsivos, ou seja, se adaptem a diferentes tamanhos de tela, seja no computador, ou no celular. 

Para saber qual é o melhor tipo de site para você, entre em contato com nossos especialistas 😉

goodds.com.br