TENDÊNCIAS PARA 2022 NO ECOMMERCE

TENDÊNCIAS PARA 2022 NO ECOMMERCE

Alguns conceitos vêm ganhando força nos último anos e em 2022 não será diferente, confira 05 tendências do mercado de vendas online:

  1. Omnichannel 
  2. Entregas mais rápidas
  3. Meios de pagamento instantâneos
  4. Sustentabilidade e responsabilidade social
  5. Super Apps
 
  1. OMNICHANNEL

Omnichannel é a integração de diferentes canais de venda e comunicação, tornando a jornada de compra do cliente mais fácil e personalizada. Não só estar presente em todos os canais que seu público-alvo acessa, mas também interligar funções entre plataformas e o mundo físico. 

Saiba mais: Novas lojas phygital e omnichannel 

 

2. ENTREGAS MAIS RÁPIDAS

O prazo de entrega é fator decisivo na decisão de compra do cliente, mesmo que possa custar um pouco mais, a agilidade na logística vem se desenvolvendo de modo que os produtos possam ser entregues no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.

Para isso, além das opções de compras em múltiplos canais, estar presente em centros de distribuição estratégicos pode ser um diferencial para sua loja.

O imediatismo do consumidor traz a necessidade de estoques rápidos e uma competição acirrada pelo melhor prazo de entrega, ponto pelo qual a Amazon se destaca no Brasil, efetuando inclusive entregas no mesmo dia da compra.

 

3. MEIOS DE PAGAMENTO INSTANTÂNEOS

Enquanto o pagamento não for aprovado, o pedido não será enviado. Assim sendo, a instantaneidade da confirmação é uma busca incessante tanto para clientes quanto para lojistas.

No Brasil, um método de pagamento que cresceu muito e ainda cresce, é o PIX, no qual as transferências são realizadas em poucos segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Não há mais motivos para esperar 3 dias úteis até que uma compra por boleto seja aprovada.

Com a velocidade do pagamento, o envio do produto também pode ser feito de maneira agilizada, resultando na satisfação do cliente por um serviço imediato e eficaz.

 

4. SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O tema sustentabilidade está sempre em alta e cada vez mais atrai consumidores buscando essa responsabilidade ambiental e também social.

Os comércios que possuem iniciativas ecofriendly e apoiam causas sociais tem a 

preferência de muitos clientes que estão mais exigentes tanto com a qualidade dos produtos, quanto a procedência e impacto deles.
Uma pesquisa realizada pelo Union + Webster, aponta que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis. 

O aumento dos brechós, também conhecidos como Second Hand e o conceito de recommerce são exemplos dessa tendência. Na moda, as peças devem ter mais qualidade para que possam ser utilizadas mais vezes e por mais tempo, de maneira que voltem ao mercado sem perder seu valor e reduzam a emissão de resíduos. 

 

5. SUPER APPS

O conceito dos super apps cresce a partir do surgimento dos marketplaces. Dentro de uma única plataforma é possível realizar compras, conversar com amigos, fazer transferências bancárias ou ainda marcar viagens, por exemplo. Ou seja, em um único app, o consumidor encontra diferentes serviços. 

A grande vantagem é a praticidade e a confiança de poder efetuar diversas tarefas em um app de confiança, as empresas Magalu, Submarino, Rappi e Inter já estão adotando esse modelo.

 

Dentre essas e outras tendências, você pode analisar quais são possíveis de aplicar em seu negócio e estar sempre atualizado no mundo digital.

 

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