Goodds

COMO COMPACTAR IMAGENS E AUMENTAR A VELOCIDADE DO SEU SITE

COMO COMPACTAR IMAGENS E AUMENTAR A VELOCIDADE DO SEU SITE

Se você tem uma página na web, já deve ter notado a importância de ter um site que tenha um bom carregamento e seja veloz!

As imagens têm grande influência nesse processo, portanto, compactar as imagens do seu site para que fiquem mais leves pode ser uma excelente alternativa para otimizar o tempo de carregamento e ajudar na conversão.

Um arquivo de imagem é um conjunto de dados e pixels. Dentro de cada arquivo de imagem, JPG, JPEG, PNG, GIF ou outras extensões, existem metadados e informações repetidas. A compressão faz a função de retirar essas informações desnecessárias de dentro do arquivo para diminuir o peso.

Existem duas formas de compressão:

Lossless: Este não perde dados e é a opção perfeita para quem precisa da qualidade máxima a todo custo. Geralmente é usada por fotógrafos ou em arquivos de extensões com mais recursos, como TIFF e PNG.

Lossy: Ao contrário do Lossless, a compressão Lossy perde dados, o formato recomendado pela web, sofre uma perda de qualidade tão pequena que é pouco notada pelo olho humano. JPG, JPEG, e GIF são os formatos mais conhecidos de imagens com esse tipo de compressão.

Como a conexão pode variar para cada um, é interessante fazer testes para saber se seu site está realmente abrindo rápido.

O Google oferece a ferramenta Page Speed Insights, no Search Console. Outras plataformas como WebPageTest e Pingdom também permitem que você analise o tempo de resposta de sua página e quais são os arquivos que estão demandando um maior tempo de carregamento, desde imagens a scripts e plugins.

Essa é considerada uma estratégia de SEO, na qual ajuda seu site a ficar bem ranqueado pela Google, pois com a satisfação do seu cliente, você consegue boas conversões.

Deixamos aqui algumas opções de sites que fazem esse trabalho por você:

1 – Kraken

O Kraken é uma plataforma compressora que oferece uma forma fácil de se fazer a otimização de imagens, direto do navegador. A web interface do Kraken permite que você faça o upload de qualquer imagem para ser comprimida e baixada logo depois, tanto em Lossy como em Lossless.

A ferramenta possui um plano gratuito que permite upload a imagens de até 1mb. Há também planos pagos que oferecem outras regalias como redimensionamento de imagens e armazenamento na nuvem.

2 – JPEGmini

O JPEGmini é outra plataforma com webinterface gratuita. O diferencial é que você, após fazer o upload do arquivo, pode compará-lo com o original antes de fazer o download.

Também há um plano pago do JPEGmini, que permite upload de arquivos com até 50mb e integração com o Adobe Lightroom.

3 – TinyPNG

Apesar da nomenclatura, a plataforma também aceita outros arquivos de imagens além de PNG. O TinyPNG permite o upload de até 20 arquivos simultâneos, com peso máximo de 5mb cada.

4 – Compressnow

A ferramenta Compressnow é ideal para quem quer personalizar ao máximo o nível de compressão de uma imagem. Isso porque ela oferece uma régua que pode ser ajustada para mais ou menos compactação (de 0% a 100%).

Além disso, a ferramenta mostra uma prévia de como a imagem ficaria após comprimida.

5- Imagesmaller 

Essa ferramenta online totalmente gratuita, compacta imagens PNG, JPG, JPEG, GIF, TIFF. Reduz tamanhos de arquivos de imagens de no máximo 50 MB em até 90% sem perder qualidade.

Usar as imagens comprimidas e nas dimensões certas pode poupar um bom tempo de carregamento de seu site e, consequentemente, melhorar a experiência do usuário e o desempenho no ranqueamento do Google.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas 🙂

goodds.com.br